1ª newsletter Yellow Pad 🚀

Esta é a primeira edição da newsletter Yellow Pad. Estás a recebê-la porque gostava que fizesses parte do grupo de pessoas que acompanha este projeto desde o início, e porque acredito que os temas de que vou falar te podem interessar. 

No final de cada mês, vou enviar-te um resumo do que escrevi, li, ouvi e aprendi. Se a qualquer momento quiseres deixar de receber estes e-mails basta cancelar a subscrição, no hard feelings! Por agora, obrigada por estares desse lado. 


Antes de mais… 

Algumas pessoas têm perguntado “Porquê Yellow Pad?”. Quando andava a explorar possibilidades de nomes para a minha marca saiu o novo livro do Obama, A Promised Land, e na introdução ele explicava que continua a escrever à mão em yellow legal pads porque escrever ao computador tende a dar uma falsa sensação de organização, e um pensamento desorganizado não resiste ao teste do papel. 

É provavelmente o único hábito que tenho em comum com o Obama, mas a verdade é que sempre que tenho um pensamento embrulhado, escrevo-o à mão e o nó desfaz-se. E como o meu projeto tem tudo a ver com ideias, escrita e desenvolvimento de conteúdos, quis que o espírito do teste do papel estivesse sempre presente para entregar o que prometi: informação sem ruído. Se quiseres saber alguns dos nomes que o mundo perdeu, pergunta-me! Não prometo que te inspirem, mas podem gerar algumas gargalhadas. 

E agora os temas deste mês, vamos a isto! 


Trabalho remoto: 5 níveis de autonomia

Muito se tem falado sobre trabalho remoto, mas a abordagem do Matt Mullenweg traz algo de novo: a ideia de que é possível identificar a fase em que as empresas se encontram com base na autonomia que dão às pessoas. Descobre em que nível está a tua! 

Ler a explicação

Seinfeld e a sistematização

Este mês escrevi sobre o sistema que o Seinfeld desenvolveu ao longo de 40 anos de carreira para se manter produtivo, focado, motivado… e saudável. São quatro regras simples que também se podem aplicar ao teu trabalho. 

Ler o artigo

Ouves Spotify… ou é o Spotify que te ouve?

Neste início de ano tenho analisado as mudanças nas tendências de consumo que resultam da pandemia (sabias que as vendas de puzzles, pianos e carros antigos dispararam?), e fiquei chocada com o nível de detalhe com que o Spotify conhece os nossos hábitos.

Ler o relatório global de 2020

Tendências em sustentabilidade

A propósito de um trabalho que fizemos para a Leroy Merlin, eu e o Luís Rosário escrevemos dois artigos em que falamos de empresas que estão a trabalhar bem os temas da sustentabilidade e do impacto positivo. Inspira-te e desafia-te a fazer mais!

Ler o artigo sobre redução de desperdício alimentar 

Ler o artigo sobre promoção da biodiversidade


Estas foram algumas das ideias com que me cruzei ao longo deste mês e que selecionei para partilhar contigo. 

Fica à vontade para responder a este e-mail a dar feedback, sugerir novos temas (obrigada Samuel pela dica sobre os 5 níveis de autonomia), fazer perguntas, aprofundar algum assunto, e para encaminhar esta newsletter para outras pessoas! 

Até fevereiro! 👋