Newsletter Yellow Pad | dezembro 2021
Spotify, Más reuniões, Trabalho remoto e Propósito
Eis que 2021 chega ao fim. Em jeito de balanço, e inspirada por este exercício da Buffer, fiz uma lista dos principais números que marcaram este ano de trabalho:
12 edições da newsletter
1 relatório sobre trabalho remoto
2 entrevistados: uma Coordenadora de Recursos Humanos e um Chef
10 artigos publicados, 9 em português no LinkedIn e 1 em inglês no Medium
2 cadernos terminados e 5 cadernos em utilização (mais sobre isto aqui)
22 temas diferentes trabalhados em formações para clientes (pergunta-me quais)
2 e-learnings criados e uma licença com potencial para novas ideias em 2022
+150 horas de pesquisa (e alguma fadiga de concentração)
E tudo isto… com 35 dias úteis de creche encerrada 🤹 (as mães vivem tempos sem precedentes, e não sou eu que o digo - é a McKinsey)
Agora os temas deste mês, vamos a isto!
Spotify Wrapped: Quem está a ouvir?
Na primeira edição da newsletter, em janeiro, falei brevemente sobre o nível de detalhe com que o Spotify conhece os nossos hábitos. Este mês, à medida que via os Flashbacks de 2021 invadir o Instagram, comecei a sentir necessidade de escrever sobre o tema, partindo do conhecimento que tenho reunido ao ler os relatórios anuais para anunciantes. Uma chamada de atenção para a quantidade de informação que estamos, muitas vezes sem ter consciência, a fornecer a uma única empresa, e para a forma cirúrgica como ela está a ser rentabilizada.
Psicologia das más reuniões
Que temos muitas e más reuniões não é novidade para ninguém - basta reler a newsletter de maio. A grande questão é: porque é que isto acontece? Este mês cruzei-me com um artigo recente da HBR que explora os principais fatores psicológicos que nos levam a agendar e participar em demasiadas reuniões, e oferece algumas sugestões para lidar com cada um deles.
Carta de princípios do trabalho remoto
2021 veio comprovar que o trabalho remoto veio para ficar, mas a sua implementação continua a ser um desafio para muitas empresas. A pensar nisto, a Hyper Island criou um exercício para facilitar o processo de construção de uma carta de princípios do teletrabalho, ajudando as equipas a definir as orientações e comportamentos esperados de quem trabalha remotamente.
Aprendizagem e propósito
Este mês o Restaurante do Esporão recebeu a primeira estrela Michelin e eu fui recordar a minha conversa com o Chef Carlos Teixeira, em abril deste ano. Na altura impressionou-me a sua procura incansável de conhecimento, a preocupação em criar uma cultura de partilha e aprendizagem transversal a toda a equipa (cozinha e sala) e o foco muito claro no propósito e na visão que tinha para o restaurante. Os resultados estão à vista: o restaurante recebeu também uma Estrela Verde, distinção que começou a ser atribuída em 2021 com o objetivo de reconhecer restaurantes e chefs particularmente comprometidos com a defesa do meio ambiente.
Estas foram algumas das ideias que passaram pelos meus cadernos ao longo deste mês e que escolhi partilhar contigo.
Fica à vontade para responder a este e-mail e para enviar a newsletter para outras pessoas!
**Se este e-mail te foi reencaminhado e gostavas de passar a receber a newsletter todos os meses, subscreve aqui.**
Até 2022! 👋