Em tempos trabalhei numa empresa em que era proibido usar post-its. O Diretor acreditava que eram o reflexo de mentes desorganizadas. Anos mais tarde, por ironia do destino, fui parar a uma empresa em que os post-its eram a ferramenta de trabalho para quase tudo - desde o planeamento das tarefas do dia-a-dia à dinamização de workshops com clientes.
Hoje, com a explosão do trabalho remoto e a crescente preocupação com os temas ambientais, a era dos post-its pode estar a chegar ao fim. A das mentes desorganizadas talvez não, mas essa é uma conversa para outro dia.
O Dr. Spencer Silver, cientista que lhes deu origem, já não estará cá para assistir a esse futuro (foi o seu obituário, no Público, que me inspirou a escrever esta introdução), mas deixa-nos uma história de persistência, trabalho em equipa, e de como um erro pode dar origem a “toda uma nova forma de comunicar”. Vale a pena lê-la aqui.
E agora os temas deste mês, vamos a isto!
Propósito em tempos de crise
No âmbito de um projeto de Clima Organizacional em que estou a trabalhar, tenho feito alguma pesquisa sobre tendências pós-pandemia e deparei-me com este artigo da McKinsey, que defende a importância do propósito individual em tempos de crise. Podes tentar descobrir qual é o teu usando este modelo, ou, se quiseres ir um pouco mais longe e perceber se estás a viver se acordo com os teus valores, podes experimentar aquele que, para mim, continua a ser o melhor exercício de definição e alinhamento de propósito - o Integrity Report do James Clear.
Exercícios de Design Thinking
Este mês descobri, completamente por acaso, uma verdadeira “caixa de ferramentas de Design Thinking” criada pela Digital Society School - são ao todo 60 fichas de exercícios para fazer em equipa em diferentes fases do processo criativo. Cada ficha define a duração, quando é apropriado usar, porque pode ser útil, como implementar passo a passo e qual o output esperado. É difícil escolher só um, mas gosto muito do “Break up/Love Letter”, em que os participantes são convidados a escrever uma carta a terminar uma relação com uma marca de que não gostam e uma carta de amor para uma marca de que gostam.
Profissões invisíveis: Fotógrafos da NASA
Sem eles, muitas das imagens que fazem a história da exploração espacial não existiriam, mas a natureza do seu trabalho torna-os invisíveis. Uma conversa fascinante sobre como é estar do lado de lá da lente, pelos olhos de três fotógrafos que têm entre 5 e 30 anos de carreira ao serviço da NASA.
Ouvir o podcast (60min)
Conteúdos HBR em Português
Para quem, como eu, é leitor assíduo da Harvard Business Review, esta é sem dúvida uma boa notícia: a Almedina tem um conjunto de livros que reúnem os melhores artigos que saíram na revista sobre determinado tema, em Português. A maioria das edições é recente (de 2018 em diante) e há tópicos tão diversos como Comunicação, Liderança, Tomada de Decisão, Pensamento Estratégico e Evolução Profissional.
Estas foram algumas das ideias que passaram pelos meus cadernos ao longo deste mês e que escolhi partilhar contigo.
Fica à vontade para responder a este e-mail e para enviar a newsletter para outras pessoas!
Até julho! 👋