Newsletter Yellow Pad | junho 2021

Propósito, Design Thinking, Profissões Invisíveis e Livros

Em tempos trabalhei numa empresa em que era proibido usar post-its. O Diretor acreditava que eram o reflexo de mentes desorganizadas. Anos mais tarde, por ironia do destino, fui parar a uma empresa em que os post-its eram a ferramenta de trabalho para quase tudo - desde o planeamento das tarefas do dia-a-dia à dinamização de workshops com clientes. 

Hoje, com a explosão do trabalho remoto e a crescente preocupação com os temas ambientais, a era dos post-its pode estar a chegar ao fim. A das mentes desorganizadas talvez não, mas essa é uma conversa para outro dia. 

O Dr. Spencer Silver, cientista que lhes deu origem, já não estará cá para assistir a esse futuro (foi o seu obituário, no Público, que me inspirou a escrever esta introdução), mas deixa-nos uma história de persistência, trabalho em equipa, e de como um erro pode dar origem a “toda uma nova forma de comunicar”. Vale a pena lê-la aqui.

E agora os temas deste mês, vamos a isto!  


Propósito em tempos de crise

No âmbito de um projeto de Clima Organizacional em que estou a trabalhar, tenho feito alguma pesquisa sobre tendências pós-pandemia e deparei-me com este artigo da McKinsey, que defende a importância do propósito individual em tempos de crise. Podes tentar descobrir qual é o teu usando este modelo, ou, se quiseres ir um pouco mais longe e perceber se estás a viver se acordo com os teus valores, podes experimentar aquele que, para mim, continua a ser o melhor exercício de definição e alinhamento de propósito - o Integrity Report do James Clear. 

Explorar como funciona


Exercícios de Design Thinking

Este mês descobri, completamente por acaso, uma verdadeira “caixa de ferramentas de Design Thinking” criada pela Digital Society School - são ao todo 60 fichas de exercícios para fazer em equipa em diferentes fases do processo criativo. Cada ficha define a duração, quando é apropriado usar, porque pode ser útil, como implementar passo a passo e qual o output esperado. É difícil escolher só um, mas gosto muito do “Break up/Love Letter”, em que os participantes são convidados a escrever uma carta a terminar uma relação com uma marca de que não gostam e uma carta de amor para uma marca de que gostam. 

Ver o exercício


Profissões invisíveis: Fotógrafos da NASA

Sem eles, muitas das imagens que fazem a história da exploração espacial não existiriam, mas a natureza do seu trabalho torna-os invisíveis. Uma conversa fascinante sobre como é estar do lado de lá da lente, pelos olhos de três fotógrafos que têm entre 5 e 30 anos de carreira ao serviço da NASA. 

Ouvir o podcast (60min)


Conteúdos HBR em Português

Para quem, como eu, é leitor assíduo da Harvard Business Review, esta é sem dúvida uma boa notícia: a Almedina tem um conjunto de livros que reúnem os melhores artigos que saíram na revista sobre determinado tema, em Português. A maioria das edições é recente (de 2018 em diante) e há tópicos tão diversos como Comunicação, Liderança, Tomada de Decisão, Pensamento Estratégico e Evolução Profissional. 

Consultar a coleção


Estas foram algumas das ideias que passaram pelos meus cadernos ao longo deste mês e que escolhi partilhar contigo.

Fica à vontade para responder a este e-mail e para enviar a newsletter para outras pessoas!

Até julho! 👋